domingo, 5 de fevereiro de 2012

BOLO GELADO DE LIMÃO

Ingredientes.
Massa:
6 ovos gemas e claras separadas
5 colheres de manteiga ou margarina
3 xícaras de açúcar
4 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
Raspas da casca de 2 limões mais ou menos 2 colheres de sopa
1 copo americano de leite quente

Para recheio e cobertura: 
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de 3 limões mais ou menos um copo

Massa:
Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo.
Coloque as gemas ainda com a batedeira ligada uma a uma e bata até ficar branquinho. Depois coloque as raspas de limão bata mais um pouco, coloque metade do leite, acrescente a farinha e vá colocando o resto do leite. Desligue a batedeira, incorpore as claras e o fermento. Leve para assar em forno quente.
Depois de assado espere esfriar e corte ao meio.

Recheio:
Em uma vasilha coloque uma lata de leite condensado e acrescente aos poucos um pouco de suco de limão, vai endurecer bastante.  Coloque o creme de leite e mexa para amolecer um pouco.

Molhe o bolo com refrigerante de limão e recheie. Coloque outra parte do bolo e prepare a cobertura.Coloque a outra lata de leite condensado e vá mexendo com o restante do suco de limãoCubra o bolo com a cobertura, corte os pedaços e embrulhe um a um no papel alumínio. Leve à geladeira e espere gelar.
As variedades de limão mais conhecidas são:
limão-galego - pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.
b06-blanco.gif (938 bytes)limão-siciliano - grande,  de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido do que o galego.
b06-blanco.gif (938 bytes)limão-cravo - parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte.
b06-blanco.gif (938 bytes)limão-taiti - de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.
Para comprar  limão deve-se tomar as seguintes precauções:
b06-blanco.gif (938 bytes)limão-galego - deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos.
b06-blanco.gif (938 bytes)limão-siciliano - de cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego.
b06-blanco.gif (938 bytes)limão-cravo - mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo.
b06-blanco.gif (938 bytes)limão-taiti - com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos.
Se o limão ainda está verde, guarde em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, num pires coberto com uma xícara.
b08-rosa1.gif (735 bytes)DICAS CULINÁRIAS:

Para dar um gosto especial aos bolos, basta acrescentar raspa de casca de limão. b06-blanco.gif (938 bytes)O limão é o melhor tempero para ostras. b06-blanco.gif (938 bytes)Para acompanhar legumes cozidos, peixes e assados experimente o seguinte creme: misture 5 colheres de sopa de suco de limão, 1 lata de creme de leite, um pouco de sal e pimenta-do-reino.
As bebidas alcoólicas, os refrescos e os chás ficam excelentes quando são temperados com umas gotas de limão.
Para conservar a metade de um limão que ainda não foi usada, coloque num pires com água com a parte cortada para baixo e leve à geladeira. b06-blanco.gif (938 bytes)Um pouco de suco de limão acrescido à água de cozimento dos frutos do mar deixa as carnes mais brancas e firmes.
Se for usar apenas algumas gotas de suco de limão não desperdice a fruta toda. Faça um buraquinho com um palito e esprema a quantidade desejada. Depois volte a guardar o limão na geladeira.
Para conservar o limão por mais tempo guarde em um vidro bem fechado. b06-blanco.gif (938 bytes)Para obter mais suco do limão bata a fruta com um martelinho antes de cortar. b06-blanco.gif (938 bytes)Após ter espremido um limão para usar seu suco, embrulhe a casca em papel de alumínio e congele. Use em receitas que pedem casca de limão. b06-blanco.gif (938 bytes)Quando for usar a casca de limão ralada tome cuidado para não ralar junto a parte branca, porque ela amarga a receita.
Para que o doce de casca de limão fique bem verde ferva em tacho de cobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário